sábado, 13 de junho de 2020

O REI DA COMÉDIA

Máscara de representação do Sátiro, Leiria (2020)

"Jerry Lewis é não só um humorista e um realizador, mas também um filantropo, devido ao seu show televisivo de caridade a favor da paralisia cerebral que, acompanhando a recolha de fundos com uma sensibilidade própria de Las Vegas, parecia estar à beira de um colapso nervoso. Também a estreita correspondência entre a realidade e o drama parecem desaparecer constantemente durante esta campanha. Quem quer que seja que consiga criar e manter esta atmosfera, é de facto extraordinário. Eu não conhecia Jerry pessoalmente, mas ele revelou-se uma pessoa excelente com quem trabalhar. Eu estava a recuperar da pneumonia e era-me difícil tratar de todos aqueles problemas habituais que surgem num estúdio de filmagens. Ele disse: «Eu sei que sou o número dois neste filme, não irei criar nenhuma dificuldade e farei o que quiseres. Sou um profissional a sério, sei onde me devo colocar. Se quiseres que eu fique por aí à espera, eu ficarei, estás-me a pagar esse tempo!» Sentindo o que eu sentia na altura, foi muito libertador ouvir isso. Ele era muito divertido no intervalo das cenas e quando começava a dizer piadas eu tinha ataques de asma de tanto rir. Chegou ao ponto de ser demais e tínhamos de o abanar para parar! Mas também agarrou muito bem as cenas dramáticas. Naquela em que está a falar com Bobby e diz, «Sou apenas um ser humano apesar das fraquezas, das artimanhas, do espectáculo, da pressão, dos grupos de fãs, dos caçadores de autógrafos, da equipa técnica, dos incompetentes» - isto foi tudo improvisado por ele. Acho que é um actor maravilhoso."

in "Scorcese Por Scorcese", organização de David Thompson e Ian Christie


                                          King Of Comedy - R.E.M. (1994) 

Sem comentários:

Enviar um comentário