domingo, 11 de outubro de 2020

TEMPOS PASSADOS

Salto fantasma, Casa da Guarda do Gaio, Gaio, Alcobaça (2018)

"Em 1974-1975 estávamos na Universidade Nova, ainda unida e instalada na Av. da República, a frequentar um curso sobre o Modernismo dado por um conjunto de grandes eruditos, entre eles, para o caso de Fernando Pessoa, Luciana Stegagno Picchio e Eduardo Lourenço.
   Num dos seminários de Eduardo Lourenço, refletindo sobre a poesia de Álvaro de Campos, exclama o insigne Mestre: "gostava de saber se Pessoa teria mesmo a obra de Walt Whitman".
   Ora eu sabia que a meia irmã, Dona Henriqueta, vivia perto da UNL, do outro lado da Av. da República. Disse a Eduardo Lourenço: é simples, amanhã vou a casa da Dona Henriqueta e pergunto, e procuro na biblioteca dele. Foi o que fiz, e encontrei o volume das Leaves Of Grass profusamente anotado. Encontrei também no pequeno armário de vidros obras que eu conhecia bem, de filosofia hermética.
   Dei a Eduardo Lourenço a informação que o esclareceu e passei a visitar regularmente aquela casa onde uma senhora amável e paciente connosco, "os pessoanos", me deixou microfilmar tudo o que me interessou da arca carregada de papéis ainda desarrumados. Parte da minha investigação desses tempos está publicada em obras dos anos 80. Quanto aos livros, alguns já eu tinha e outros, dos que ele leu, fui comprando ao longo dos anos. Hoje tenho em casa os autores herméticos que foram companheiros da vida do poeta e em grande parte da minha.

                                                                                                  Yvette Celeno
                                                                                                  Escritora e investigadora"

in "Fernando Pessoa - o editor, o escritor e os seus leitores", edição Fundação Calouste Gulbenkian, coordenação editorial de Richard Zenith, com a colaboração de Carlos Filipe Moisés e Maria Helena Melim Borges.


"Na Véspera De Não Partir Nunca" - MARGARIDA PINTO, poema original de Álvaro de Campos (2005)

Sem comentários:

Enviar um comentário