segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

A VINHA. OS VINHOS.

Carrascal, Alcobaça, Portugal (2020)
 
"A cultura da vinha tem hoje na Região de Alcobaça excepcional importância e a sua área de cultura tem aumentado muito, sobretudo nos últimos anos. Invadiu todos os campos, apossou-se dos melhores terrenos, das melhores várzeas, das mais produtivas encostas, e o cultivador seduzido pelos lucros, muitas vezes aparentes, que esta cultura deu, entregou-se com todo o entusiasmo à plantação da vinha e nela depositou as melhores esperanças, na fé de que seria uma fonte de inesgotáveis lucros.
Durante o período da Guerra, em que a exportação de vinhos atingiu extraordinária importância, vendeu-se tudo, bons e maus vinhos, e a falta de honestidade de alguns vendedores foi largamente remunerada.
E foi essa venda fácil e lucrativa, foi a falta de previsão do futuro e o desejo de aproveitar ainda esse período de enriquecimento que fez que os melhores campos da região fossem invadidos por esta cultura. Das terras de sequeiro passou às de regadio, dos terrenos de encosta que produziam os melhores vinhos, passou às terras de aluvião férteis e fecundas, da zona montanhosa desceu às planícies, e as terras de campo que não são alagadas durante o inverno já estão, nalguns pontos, plantadas de vinha!
Foi ainda esse bem-estar transitório a origem, em parte, do aumento desta cultura, porque foi com os lucros obtidos durante os primeiros anos da Grande Guerra que muitos cultivadores puderam fazer face às despesas sempre elevadas da plantação. E por esta forma se plantaram por todo o concelho, e muito especialmente na zona serrana, muitos milheiros de cepas.
A cultura da vinha é, pelo menos por enquanto, uma riqueza enorme para a Região de Alcobaça pois o valor da produção atinge anualmente muitas centenas de contos."

in "J. Vieira Natividade - Obras Várias I", Edição da Comissão Promotora das Cerimónias Comemorativas do I Aniversário da Morte do Prof. J. Vieira Natividade - Alcobaça (1969)


                            "Valsa De Um Bêbedo" - ISRAEL COSTA PEREIRA (2018)


Sem comentários:

Enviar um comentário