domingo, 22 de outubro de 2023

PORNOGRAFIA ALIMENTAR

Capa desdobrável interior do álbum 'Tres Hombres', ZZ Top (1973)
Fotografia de Galen Scott

A primeira menção ao conceito 'pornografia alimentar' foi feita em Dezembro de 1977, num artigo de Alexander Cockburn, intitulado 'Gastro-Porn', publicado numa edição da revista quinzenal norte-americana 'New York Review of Books'. No entanto, a autoria do termo 'food porn' é atribuído à crítica feminista Britânica Rosalind Coward, que utilizou a expressão no seu livro 'Female Desire', em 1984. 

Nos dias que correm, quem é que não foi ainda confrontado com a orgulhosa fotografia duma refeição acabada de confecionar lá por casa ou com a provocante imagem de um radioso prato acabado de servir à mesa num qualquer restaurante, ou tasco, algures por aí? A concupiscência deste momento terá sido despertada, certamente, pela simpatia de algum familiar, pelo entusiasmo gastronómico de um amigo ou até pela simples partilha do amigo de um amigo, cuja divulgação se disseminou indiscriminadamente pelas várias redes sociais, incitando a inveja e o desejo em possuir algo que apenas se vê mas não se toca. Mas, na realidade, qual a probabilidade de nos excitarmos com a fotografia de um prato de comida? 

A arte de fotografar comida, de modo a despertar um louco apetite por algo que apenas é sugerido sob a forma de uma imagem, consiste fundamentalmente na cuidada e atenta preparação de um prato, com retoques de esmero e criatividade. A tonalidade das cores atrativas, o molho que escorre luzidio, o detalhe precioso da apresentação das peças e uma decoração feita com muito gosto e requinte, podem estimular o desejo ardente de possuir um belo naco de carne que ali se apresenta tenro e delicioso. A suave luxúria de uma travessa de peixe bem arranjada pode fazer crescer água na boca, a sedução de um exuberante prato de vegetais pode tornar-se simplesmente irresistível e há até aquela libidinosa sopa aveludada em que gostaríamos de penetrar fundo e suavemente com os desígnios de uma mera colher. 

Mas em 1973 os texanos ZZ Top não tiveram nada disto em conta, quando tudo o que precisavam  para completar a composição gráfica da capa desdobrável do seu terceiro álbum de originais, "Tres Hombres", era apenas de uma imagem que fizesse referência ao México, como forma de retratar a inata relação da banda com a proximidade da fronteira do país. O trabalho gráfico seria então concluído com a deslumbrante fotografia captada por Galen Scott no seu estúdio, e acima reproduzida, que representa uma refeição Tex-Mex no seu esplendor de cores, iguarias e acepipes.

A confeção e preparação deste potente festim alimentício foi feita pelo 'Leo's Mexican Restaurant', então situado em South Shepherd, Houston, USA, e local de eleição do trio. Mesmo não aparentando que houvesse algum esmero na organização desta tumultuosa provocação gastronómica, a mesma tem capacidade para criar água na boca e despertar um incómodo apetite de provar a orgiástica refeição. O festim seria ainda adornado com um rádio antigo, que a banda sintonizou na estação 'XERF, 1570', uma das suas estações de radio preferidas, de fundo sobressai a gloriosa imagem de uma 'Adelita', o ícone que representa todas as mulheres que lutaram na revolução Mexicana, e a inclusão de uma garrafa de cerveja Southern Select, propriedade da celebridade texana Howard Hughes, completa a representação.

Contudo, nenhum dos intervenientes na sessão teve oportunidade de provar tamanha refeição. Ao regressarem ao estúdio, após uma pausa de 15mns, depararam-se com a imagem real do pastor-alemão de Galen Scott deitado de lado e ofegante, depois de se ter refastelado com a bendita refeição. Não sobrou nada. 

Mais recentemente, em 2016 , o chef Thomas Micklethwait, grande mestre do barbecue e proprietário da empresa de restauração 'Micklethwait Craft Meats', sediada em Austin, Texas, USA, recriou pormenorizadamente a magnífica refeição que os ZZ Top mostraram ao mundo em 1973 e no final da obra satisfez-se sozinho com a sua integral degustação. A recriação foi filmada, do princípio ao fim, por David Bessenhoffer que depois editou o pequeno trailer 'ZZ Tom in Tres Hombres', com a música "La Grange" a servir de banda sonora, e do qual aqui deixo o respetivo vídeo.

                           "ZZ Tom in Tres Hombres" - David Bessenhoffer: camâra e edição / Thomas Micklethwait: chef e comedor (2016)

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