sexta-feira, 23 de outubro de 2020

OS MARES ESTÃO DESPOVOADOS

 
Ao largo da Polvoeira, Pataias, Alcobaça, Portugal (2016)

"No passado, os mares pareciam inexauríveis. No entanto, os efectivos de muitas espécies de peixes caíram para 10% ou menos dos seus níveis históricos. Dois terços das unidades populacionais de alto mar, incluindo as de tubarão, atum e espadarte, desceram já abaixo dos mínimos sustentáveis.
A aquicultura cresceu de forma explosiva para satisfazer uma procura em expansão a que a pesca já não consegue dar resposta. Em 1980, apenas 9% do pescado que consumíamos provinha de viveiros, contra 43% actualmente. Mas a aquicultura também tem custos ambientais, incluindo a poluição costeira e a contaminação das espécies selvagens."

in National Geographic - O Estado Do Planeta (Edição Especial - 2008)


                            "Endangered Species" - PAT METHENY / ORNETTE COLEMAN (1986)

domingo, 11 de outubro de 2020

TEMPOS PASSADOS

Salto fantasma, Casa da Guarda do Gaio, Gaio, Alcobaça (2018)

"Em 1974-1975 estávamos na Universidade Nova, ainda unida e instalada na Av. da República, a frequentar um curso sobre o Modernismo dado por um conjunto de grandes eruditos, entre eles, para o caso de Fernando Pessoa, Luciana Stegagno Picchio e Eduardo Lourenço.
   Num dos seminários de Eduardo Lourenço, refletindo sobre a poesia de Álvaro de Campos, exclama o insigne Mestre: "gostava de saber se Pessoa teria mesmo a obra de Walt Whitman".
   Ora eu sabia que a meia irmã, Dona Henriqueta, vivia perto da UNL, do outro lado da Av. da República. Disse a Eduardo Lourenço: é simples, amanhã vou a casa da Dona Henriqueta e pergunto, e procuro na biblioteca dele. Foi o que fiz, e encontrei o volume das Leaves Of Grass profusamente anotado. Encontrei também no pequeno armário de vidros obras que eu conhecia bem, de filosofia hermética.
   Dei a Eduardo Lourenço a informação que o esclareceu e passei a visitar regularmente aquela casa onde uma senhora amável e paciente connosco, "os pessoanos", me deixou microfilmar tudo o que me interessou da arca carregada de papéis ainda desarrumados. Parte da minha investigação desses tempos está publicada em obras dos anos 80. Quanto aos livros, alguns já eu tinha e outros, dos que ele leu, fui comprando ao longo dos anos. Hoje tenho em casa os autores herméticos que foram companheiros da vida do poeta e em grande parte da minha.

                                                                                                  Yvette Celeno
                                                                                                  Escritora e investigadora"

in "Fernando Pessoa - o editor, o escritor e os seus leitores", edição Fundação Calouste Gulbenkian, coordenação editorial de Richard Zenith, com a colaboração de Carlos Filipe Moisés e Maria Helena Melim Borges.


"Na Véspera De Não Partir Nunca" - MARGARIDA PINTO, poema original de Álvaro de Campos (2005)

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DEMON FUZZ

Detalhe captado na capa de um disco em vinil, (2017) 

"Demon Fuzz ajudou a criar a cena afro-rock londrina do final dos anos 60, dando energia ao movimento imortalizado pelos Equals, Cymande e Osibisa. Embora o fundador dos Demon Fuzz, Paddy Corea, não se recordasse do nome do cavalheiro, o modelo na capa era um lutador real, de ascendência guianesa, que residia em Manchester na altura da concepção do álbum.

title          Afreaka!
year         1970
label        Janus "

in "Funk & Soul Covers", Joaquim Paulo - Ed. Julius Wiedemann / Taschen (2010)


                            "Hymn To Mother Earth" - DEMON FUZZ (1970)